quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Semana da Tecnologia




     É sempre bom diversificar as aulas, ainda mais incluindo a Tecnologia aos conteúdos trabalhados. Como forma de Diversificar a temática em Sala de aula o Orientador de Tecnologia e também Professor de Informática Tiago, desenvolveu algumas dicas que podem sem utilizadas durante a semana da tecnologia, que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro.


DICAS PARA A SEMANA DA TECNOLOGIA

1 – Self-learning:                                                                                       
Os jovens atuais possuem acesso fácil à internet e, consequentemente, a uma possibilidade imensa de descobrir novas informações. Por isso, professores devem incentivar a absorção de conteúdos por si só, ou seja, o self-learning. Estudantes não precisam aprender somente enquanto estão na sala de aula: é possível conhecer coisas importantes mesmo navegando na internet. 

Dica de atividade: Disponibilizar um Documento online com o conteúdo da aula para que se possa acessar em sala através de celular, tablets e smartphones.

2 – Sala de aula invertida:
Com a sala de aula invertida, também conhecida por flipped classroom, professores instigam alunos a aprender e ter novas ideias com conteúdo fora da sala. Enquanto eles têm acesso a vídeos, textos e exercícios em casa, eles vão para a aula somente para tirar dúvidas e conversar com o professor. No caso, não é necessário aplicar a ideia completamente nas suas aulas, mas é possível transferir alguns assuntos que seriam dados em sala para os estudos em casa. 

Dica de atividade: Postar um vídeo aula no grupo do Facebook sobre o conteúdo trabalhado, servindo como material de apoio e também de método avaliativo.

3 – Gameficação
Em algumas instituições ensino norte-americanas, a inserção de jogos na educação já está presente nas salas de aula. Games são uma ótima ferramenta para interagir com os alunos de maneira criativa e que chame a atenção. Por isso, procure por jogos e aplicativos que ensinam enquanto divertem.

Dica de atividade; Promover jogos eletrônicos no horário de Almoço.
 
4 – Redes sociais
Por mais que alguns professores não sejam muitos fãs de redes sociais, é interessante aproveitar os benefícios que elas podem trazer para o aprendizado. É possível grupos de discussão, criar um canal de comunicação aberta entre alunos e professores e utilize hashtags para conversarem entre si sobre assuntos dados em sala de aula. 

Dica de atividade: Promover no Facebook a #SemanaDaTecnologia

5. Faça uma viagem virtual
Pode ser que não seja possível levar seus alunos para um passeio no Museu do Louvre ou para conhecer a geografia da Ásia, mas isso não significa que eles devem ser privados de tais experiências. Utilizando aplicativos ou programas como o Google Maps, por exemplo, você pode levá-los para uma viagem virtual inesquecível.

Dica de atividade: Fazer um passeio virtual com os alunos que participarão da viagem para Laguna através do Google Maps na sala de Informática nas aulas de Geografia.

6. Todos devem interagir
A interação online é uma ótima oportunidade para que todos os alunos possam participar das aulas e demonstrar seus conhecimentos e dúvidas. Essa iniciativa é especialmente útil para estudantes mais tímidos ou reservados.

Dicas de atividade: Promover um bate Papo nos principais aplicativos de mensagens sobre um tema.

7. Compartilhando

Dica de atividade: Fazer um Self em alguma atividade da Semana da Tecnologia na Escola, realizar a edição e Publicar no Grupo de Estudos como tarefa avaliativa em Informática. Os Professores também podem realizar a atividade, podendo utilizar o tablet educacional para fotografar e postar nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.
Desde já agradecemos.